quarta-feira, 22 de agosto de 2018

#153 TEATRO NAIR BELLO + "O JULGAMENTO DE SÓCRATES" - ENCERRADO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que vão aprontar no fim de semana?

Vocês estão carecas de saber que eu detesto shopping, mas que existem apenas 3 que fazem meu coração balançar mais forte.
Um deles é o Frei Caneca, por causa da memória afetiva. Durante 2 anos, ele foi a minha segunda casa. Gosto tanto dele, que já se transformou em 3 posts únicos e hoje será o quarto. Isso, porque eu ainda não falei do teatro.
O lugar de hoje foi o meu curso de férias em Janeiro/2009. Fiz um curso de roteiro cinematográfico e saí de lá com um conhecimento incrível. Imagina que maravilhoso ter sido aluna de um dos melhores professores de roteiro do país e ter sido indicado ao Oscar no começo dos anos 2000? Pois é, honra.

Vamos conhecer o TEATRO NAIR BELLO e assistir "O JULGAMENTO DE SÓCRATES"?


Inaugurado em 2007, pelo ator e diretor da Rede Globo, Wolf Maya do qual também é professor, é uma homenagem a grande atriz e humorista, Nair Bello que morreu em abril de 2007.
Logo, no começo, estreou com o musical "Mamma Mia" e já recebeu diversos shows e musicais.
Com 201 lugares, o espaço é bem simples e confortável. Dá para ter uma visão privilegiada do palco, além de possuir cadeiras para obesos, espaços para cadeirantes, elevadores para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, ar-condicionado ligado com 30 minutos de antecedência de cada espetáculo, além de  palco giratório.

Em 2014, uma análise bastante injusta foi feita. Essas publicações que avaliam restaurantes, bares, teatros, shoppings, etc... deu nota 3,0 de 5,0 considerando que o sons externos vazavam para dentro. Na época, foi por causa de um evento de grande porte do shopping. Eu sempre acho essas pesquisas uma grande perda de tempo, mentirosas e injustas. Tenho certeza que se essa avaliação fosse feita em um outro dia, a nota seria outra.

Mas, enfim, vamos ao que realmente importa. Vamos assistir "O JULGAMENTO DE SÓCRATES"?


Tonico Pereira, comemorando 50 anos de carreira e quase 70 anos de vida, encena, seu primeiro monólogo.
Com o texto do premiado autor Ivan Fernandes, Tonico, com seu incontestável carisma ( lembram-se do Mendonça de " A Grande Família"?) nos entrega a livre adaptação de "Apologia de Sócrates" do filósofo Platão.

A história é um dos primeiros casos da história a ter um homem condenado a morte por envenenamento em defender ideias diferentes da sociedade. O mais assustador é que isso jamais mudou.
Ficaram um tempo escondidas, mas as redes sociais estão aí para mostrar a face de um verdadeiro cidadão de bem e isso com certeza, nunca mais terá volta.
Não existe nada mais assustador do que um cidadão de bem.

No palco, Tonico ou Sócrates debate a liberdade de expressão e defende a ideia de expor opiniões. Essa troca e esse jogo com o público são essenciais. O cenário é bem simples, apenas uma cadeira e uma taça ( de veneno) do qual, Sócrates nos pergunta sobre a sua absolvição/condenação. O resultado nos faz lembrar da contagem de um certo impeachment que ainda está bem fresco em nossas memórias.

O ator, em seu personagem, também critica artistas e celebridades instantâneas que se metem a falar de política e história sem ter embasamento ou entendimento histórico para tal. É incrível como o poder que a oratória tem de fazer as pessoas a acreditarem ou seguirem qualquer opinião.

Em tempos esquisitos dos quais estamos vivendo, a peça é uma grande crítica ao circo do qual estamos vivendo. Um circo que não tem nada de magico, poético ou engraçado, cujos palhaços vivem de terno e gravata.
O personagem principal da peça é o texto que diz absolutamente tudo. É horripilante como uma situação escrita séculos atrás continua sendo tão atual e tão opressora.

Não existe glamour, brilho, plumas ou paetês. Tudo é muito simples. Desde o figurino, trilha sonora  e locução ( com aquele "r" e "s" que só os cariocas tem). É feito para que a gente saia com a cabeça explodindo de tanto pensar.
Em tempos de ditadura velada, peças como essa são extremamente importantes para que a gente se arme com o conhecimento e entender como podemos nos defender de pessoas que são tradicionalistas e defensoras de morais esquisitas e conturbadas.

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 - Consolação ( Linha Amarela do Metrô)
Telefone: 11 3472 2414
Site: http://wolfmaya.com.br/teatro-nair-bello/
Horário de Funcionamento: De Quartas-Feiras aos Sábados: Das 15h00 às 21h00 // Domingos: Das 15h00 às 18h00 ou 19h00 ( De acordo com a peça que estiver em cartaz)
Horário da Peça: Sábados: 21h00 // Domingos: 19h00
Classificação: 12 anos
Ingresso: R$60,00
ATÉ 09 DE SETEMBRO ( DÁ TEMPO )


É isso, andarilhos. Precisamos nos munir de vários tipos de diálogos e entender melhor sobre História e Política. Essa peça nos faz entender o que é preciso saber de fato o que acontece ao nosso redor. E teatro é legal. Tonico Pereira está te esperando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário