sexta-feira, 31 de agosto de 2018

#156 PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ


Hello, andarilhos. Tudo certinho? O que vão aprontar nesse fim de semana?

Um dos motivos desse blog ter nascido foi a possibilidade de mostrar lugares que nem todo mundo conhece.
Centro é legal, Avenida Paulista é uma das melhores coisas da vida, Vila Mariana, Vila Madalena e Pinheiros tem os melhores bares e restaurantes, etc e tal... ok, tudo isso já foi falado, comentado, repetido, anunciado, visto e frequentado diversas vezes.
Tudo acaba se tornando cíclico e as pessoas se esquecem que nem sempre os lugares mais badalados são os mais legais. Só são "legais" ou por estarem na moda até vir outra coisa ou por ter muito dinheiro.
O pessoal se esquece dos extremos e rola o preconceito de que se está na "periferia" não é algo legal e gente simples não tem informação ou cultura. Vamos parar com estereótipos.
Os lugares "esquecidos" tem pessoas que são malucas por cultura, por lazer, por esportes e entretenimento. Só falta investimento e oportunidade. Pois, vontade tem e muita.

Digo isso, olhando para o Ibirapuera. Não é só lá que tem verde, que dá para descansar ou visitar o os arredores.
É preciso conhecer o outro lado. Eu sempre falo isso. É importante que as pessoas conhecerem e tirem o preconceito, a arrogância de dentro de si. Esteja no lugar e tire as suas próprias conclusões. Vá de peito e coração abertos.

Vamos passear no PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ?

Recém-inaugurado, em 05 de Abril de 2018, faz parte do Núcleo de Lazer, Cultura e Esporte do Jardim Biacica.
O local escolhido está muito longe de ser à toa. É um lugar histórico. São mais sítios arqueológicos para a conta, andarilhos. Não sabem como eu fico feliz com isso. Mais casarões antigos a serem visitados e entender o comportamento da época. São 3 casarios que estão sendo restaurados. Estão com tapumes, mas pelo o que dá para ver, são bem bonitos.
Pertenceu a um explorador que recebeu esse lotes de terra da coroa portuguesa.
Eu não quero falar da história das casas ainda. Vou esperar reconstruí-las para que tenha motivos gigantescos para eu voltar e assim contar melhor, tirar fotos e mostrar uma das coisas que eu mais gosto: locais históricos. Contar histórias é sempre bom. Mas, sabemos que o ano de construção é de 1682, por causa da inscrição talhada na porta.

Mas, vamos voltar ao parque que é o foco aqui. Foram investidos pouco mais de 8 milhões com o intuito de recuperar 75 várzeas do Rio Tietê próximo a Penha, se unindo a Parque Ecológico do Tietê ( que eu já falei por aqui - se liguem no episódio dos quatis. Corre lá para ler), até chegar em Guarulhos, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e finalmente, aparecer lá em Salesópolis. Terá uma área verde de 10.730 hectares, quase 70 vezes um Parque do Ibirapuera e sua projeção foi pensada para ser... vamos respirar... PASMEM... se segurem...

O MAIOR PARQUE LINEAR DO MUNDO!!!!!!!

Sim, andarilhos. O maior parque linear do mundo está na Zona Leste de São Paulo. Não é de se orgulhar?
É um ganho incrível para a população que sofria com a ocupação desordenada e usuários de drogas. Muito foi pensado sobre o reflorestamento. A mata nativa é algo riquíssimo. Além de palmeiras, jerivás, ipês e jatobás, foram plantadas mais de 66 mil mudas e 115 espécies de árvores.
Então, pelo amor de Deus. Vamos parar de falar que São Paulo é selva de pedra. Vamos mudar esse estereótipo.
Além das árvores, o parque ganhará um centro ambiental e conta com 16 churrasqueiras, campos de futebol, pista de skate, quadra poliesportiva, quadras de esporte para a terceira idade, pistas de corrida, piscina para uso educativo, além de lanchonetes.

O que antes era um cenário de intensas inundações, esse reflorestamento ajudará na absorção das chuvas torrenciais, predominantes na região.

Tudo ainda é muito novo e as coisas estão sendo construídas ainda. Um exemplo é a pista de corrida que ainda não está pronta e flores de diversos tipos e cores estão começando a dar as caras. As churrasqueiras ainda nem foram inauguradas.

Com tudo cheirando a tinta, nos faz pensar que essa região tão marginalizada pelos outros ( que a Zona Leste só tem bandido, não tem nada de legal para fazer, só tem gente ignorante, que é perigosa demais ), ainda tem fôlego e força para mostrar que não é por aí. Que ainda vai mostrar o seu valor e jogar na cara dos outros que tem vida para criar e fazer coisas incríveis para os moradores e os visitantes.

O mais legal é comércio na região abrindo. Ao chegar no parque, já vimos dois restaurantes que também tem cara de recém-inaugurados, além de loja vendendo brinquedos para as crianças e pipoqueiros na porta.

Pelo o que eu vi, o esquema é bem parecido com o Parque do Belém que eu já falei por aqui. Adequadíssimo para esportes. Há parques que o diferencial é o descanso. Esse é para esportes. Então, solte o atleta que há em você e comece a se preparar para a maratona.

Fico imaginando quando tudo estiver realmente pronto e as casas históricas, forem reabertas, se o parque que é recém-inaugurado, já tem uma galera andando ( achei bem cheio) e ainda não tem muita coisa, imagino quando a piscina estiver lá, esperando a galera se jogar.
Outra coisa importante: bebedouros. Existem, funcionam e a água é uma delícia. Geladinha e vem bastante. Então, caso tenham esquecido o seu squeeze, fiquem tranquilos.

Outra coisa importante: vi seguranças o tempo inteiro andando para cá e para lá, o que é ótimo. Ah, eles não autorizam fotos para por no Facebook. Mas, se você tiver um blog, pode. Vai entender...

Então, é isso. Esqueça que é longe do centro e vá conhecer o que será o maior parque do mundo. É lindo, a mata nativa é algo incrível, tire muitas fotos e se divirta. É ótimo ver São Paulo pulsando. Tanto de dia quanto à noite.
É preciso construir mais centros de lazer, educação, cultura e esportes. Só assim nos livraremos da ignorância, criminalidade, baixa estima e falta de perspectiva.

Endereço: Estrada da Biacica, 756 - Jardim Helena - Itaim Paulista
Horário de Funcionamento: Diariamente: das 8h00 às 17h00
Telefone: 11 20252041  (qualquer dúvida, é nesse telefone)
NÃO TEM ESTACIONAMENTO
POSSUI WIFI

Então, é isso, andarilhos. É ótimo descobrir lugares novos e tão afastados do Centro. Meu sonho é que um dia as pessoas parem de falar que São Paulo é selva de pedra, que praia de paulistano é shopping, que só o Centro, a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera é que prestam. Se atentem aos detalhes. A São Paulo que eu enxergo é tão diferente. Estejam aberto a essas sensações.

Beijos florestais e até quinta feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário